5 princípios do futebol para alavancar sua liderança

Lider aplicando os princípios do futebol em sua liderança

Você sabe como os princípios do futebol podem alavancar a liderança de sua empresa? Para extrair o máximo potencial de seus colaboradores não adianta ter as pessoas certas no time, é preciso extrair o que elas tem de melhor.

Liderar não é a mesma coisa de ter um cargo de liderança. Ter a liderança significa que você tem o posto mais alto da hierarquia. Liderar, no entanto, significa que outro o seguem voluntariamente.

É nesse sentido que os princípios do futebol, o esporte mais praticado em todo o mundo, podem ajudar você a tornar-se um líder melhor e mais eficiente. Neste texto, vamos apresentar 5 princípios do futebol para alavancar a liderança de sua empresa.

⚽ Objetivos e metas claras

Um líder precisa ter claro as metas da empresa, do setor e daquele colaborador. Tudo isso precisa estar interligado com a meta da empresa, pois essa é a meta mais importante.

O que você deve se perguntar é: o que este setor deve fazer para alcançar essa meta? O que aquele funcionário precisa atingir de resultado para atingir a meta?

No futebol, o objetivo é bastante claro: fazer mais gols do que o adversário. Olhando para a sua empresa hoje: quais são os gols que você precisa fazer para vencer o seu adversário?

É esse espírito de clareza e transparência que um bom líder deve transmitir para sua equipe.

⚽ Regras claras

Há muitas empresas que sofrem para gerar determinados resultados e encontram um problema no seu colaborador, porém, se você olhar bem o problema está nas regras, no que precisa ser feito, no passo a passo.

Há coisas que são inegociáveis, e isso precisa estar absolutamente claro através do posicionamento do líder.

Se você é um funcionário, qual o seu sentimento? As coisas está claras para você alcançar a meta máxima da sua empresa? Não adianta nada realizar uma contratação estratégica e não deixar claro para seu colaborador quais as regras devem ser seguidas.

⚽ Tempo de jogo definido

Você já ouviu falar na palavra deadline? Em português, ela significa data fatal e faz parte do cotidiano de todas as empresas que trabalham com metas claras e definidas.

Assim como no futebol, em que temos dois tempos de 45 minutos cada, cada ação estratégica de uma empresa precisa de um tempo específico definido para que o líder possa acompanhar e dar os feedbacks necessários ao longo do processo.

Como aprendemos no conceitos de Metas SMART, para que ela se enquadre nessa categoria ela precisa cumprir esses 5 requisitos:

  • S — smart, ou específica;
  • M — measurable, ou mensurável;
  • A — achievable, ou alcançável;
  • R — relevant, ou relevante;
  • T— time bound, ou término. 

Ou seja, se não sabemos quando a meta vai terminar, não temos saber planejar o como dessa ação.

⚽ Treinamento antes da partida

Se você já assistiu a algum de nossos treinamentos, já deve ter ouvido falar na tríade de sucesso de todo profissional que se preze: VÍDEO, LIVRO, CURSO.

Foi com esses três passos que Paulo Vieira tornou-se o mais importante treinador de pessoas do Brasil e referência quando o assunto é inteligência emocional.

Qual é o maior erro dos líderes? É realizar o recrutamento, selecionar as pessoas certas para os locais certos, mas não treiná-las antes de entrarem em campo.

No futebol, por exemplo, antes de toda partida, até mesmo jogadores consagrados como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo ou Neymar passam dias treinamento e melhorando suas habilidades.

Então, por qual motivo você e seus colaboradores não treinariam antes de entrar no campo em que sua empresa desbrava todo dia?

⚽ Competitividade saudável durante a partida

Para encerrar, precisamos deixar algo muito claro: competir não é necessariamente algo ruim! Um nível saudável de competição é sempre benéfico para todos os envolvidos?

E por que?

Porque competição ativa nossa vontade de vencer e de entregar nosso melhor no tempo que nos é oferecido para solucionar um problema ou jogar uma importante partida de futebol, por exemplo.

Ligue o sinal de alerta quando seus níveis de competitividade não estiverem de acordo com a expectativa da empresa e não fizerem você avançar de onde você está agora.

Ao final desse texto, percebemos que a liderança pode ser resumida na habilidade de conduzir um grupo, e motivá-lo a colaborar de maneira voluntária.

Por isso, para tornar-se um bom líder é necessário despertar nas pessoas a vontade de fazer a diferença.

E você, o que está fazendo hoje para transformar seus colaboradores?

Até o próximo texto 🙂

Receba mais conteúdos

Digite seu email no campo abaixo para receber nossos conteúdos!

Compartilhe esse post com seus amigos!