Qual desses perfis descreve melhor seu filho ou sua filha?
- Faz amizades facilmente.
- Quer fazer tudo do seu jeito.
- É obediente e quieto(a).
- É muito organizado(a).
Neste mês das crianças, convidamos você a entender a importância da percepção do perfil comportamental infantil. Assim, com esse recurso, você pode auxiliar na criação de um ambiente que favoreça o desenvolvimento emocional e social da criança.
Por exemplo, você já se perguntou por que as crianças reagem de forma diferente, mesmo sendo criadas no mesmo ambiente e da mesma maneira? A resposta está nos perfis comportamentais! De fato, cada criança é única, trazendo consigo um conjunto de características que influenciam como ela se relaciona com o mundo.
Portanto, com a análise de perfil, podemos adaptar abordagens e interações, promovendo um aprendizado mais efetivo e harmonioso. A Teoria DISC é um instrumento valioso que nos auxilia a entender melhor essas diferenças.
Perfis DISC
A Teoria DISC é uma ferramenta amplamente utilizada para entender as diferentes formas de agir e se comunicar das pessoas. Ela categoriza as características comportamentais em quatro fatores: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
A intensidade de cada fator indica conjuntos distintos de características, que influenciam no modo de interagir, se envolver e responder aos desafios.
Analisando o perfil comportamental das crianças
A combinação entre os fatores DISC formam diferentes perfis comportamentais. Mas como identificar esses perfis com precisão? O CIS Assessment traz a tecnologia necessária para, de maneira eficaz, analisar o perfil comportamental de adultos, sendo uma ferramenta valiosa para esse fim.
Considerado o teste de perfil comportamental mais completo do mercado, sua abordagem detalhada identifica os perfis DISC. Além disso, também permite uma compreensão profunda das interações e motivações, incorporando aspectos como valores e competências.
Mas, se é para adolescentes e adultos, como decifrar o comportamento das crianças? Para atender a necessidade de orientar melhor o desenvolvimento dos pequenos, o CIS Assessment criou a Análise de Percepção do Perfil Comportamental Infantil.
Com esse recurso, é possível o adulto identificar com precisão o comportamento que percebe nas crianças com quem convive. Assim, terá mais meios para reconhecer, desenvolver e nutrir competências, habilidades e talentos.
Agora que você já conhece as ferramentas, vamos explorar as características de cada um dos quatro perfis e como eles se expressam no comportamento das crianças.
Entenda as diferenças entre os 4 perfis
A teoria DISC nos oferece uma lente poderosa para compreender as nuances do comportamento humano e, conhecer as particularidades dos perfis, pode ajudar a entender melhor as tendências comportamentais. Porém, é fundamental considerar a individualidade de cada criança, reconhecendo que há variáveis formas de expressar suas características de maneira única. A seguir, veja as características mais comuns de cada fator DISC.
Crianças com o fator Dominante Alto
- Gostam de tomar o controle da situação e podem ser vistas como “mandonas”.
- Tendem a ser competitivas e gostar de desafios.
- São confiantes.
- Costumam expressar suas necessidades de forma clara e direta.
- Podem parecer desobedientes porque querem fazer as coisas do seu jeito.
Crianças com o fator Influente Alto
- Gostam muito de conversar e interagir e podem ser vistas como “tagarelas”.
- Podem ser persuasivas.
- Tendem a ser alegres e cheias de energia.
- Podem parecer inquietas ou hiperativas.
- São criativas, sempre buscando uma forma diferente de fazer as coisas.
Crianças com o fator Estável Alto
- Gostam de fazer tudo com calma e podem ser vistas como “lentas”.
- Tendem a ser tranquilas, empáticas e fáceis de lidar.
- Por serem mais sensíveis, podem ser vistas como “choronas”, pois elas têm dificuldades ou medo de expressar suas emoções.
Crianças com o fator Conforme Alto
- Costumam ter facilidade para seguir regras e padrões.
- Podem ser vistas como “chatas” já que gostam de saber o porquê das coisas.
- Tendem a ser organizadas e cuidadosas.
- Podem ser vistas como “antissociais” porque costumam ser mais reservadas, e às vezes demoram para confiar nas pessoas.
A Importância da Comunicação no Desenvolvimento Infantil
Segundo Henri Wallon, pesquisador do desenvolvimento infantil, a forma como nos comunicamos com a criança no primeiro ano de vida é decisiva para sua saúde física e mental. Ademais, a interação do adulto com o bebê interfere, diretamente, na construção da identidade e autoestima do pequeno.
Assim, a maneira como nos comunicamos, molda a percepção que as crianças têm de si mesmas e do mundo ao seu redor. Dessa forma, manter um diálogo aberto e respeitoso pode fortalecer ainda mais o vínculo. Além disso, ao apoiar o desenvolvimento emocional e respeitar as individualidades, criamos um ambiente seguro que valoriza e compreende cada criança.
Conhecer o perfil comportamental das crianças nos permite adaptar nossa comunicação às suas necessidades, para, assim, respeitar os seus talentos e orientar sobre os pontos de dificuldade e melhoria.
Construindo uma Educação Positiva e Participativa
Além da comunicação, nossas atitudes diárias também desempenham um papel vital na formação da identidade e autoestima das crianças. Assim, pequenas ações no dia a dia podem fazer uma grande diferença, como, por exemplo:
- Participar mais ativamente da vida e da educação das crianças.
- Dedicar tempo de qualidade para estar com elas.
- Valorizar seus acertos e virtudes.
- Nutrir a criança emocionalmente, com estímulos positivos para que ela comece a desenvolver competências socioemocionais que serão necessárias no futuro.
Seja um analista da percepção sobre o comportamento infantil
A Análise de percepção do perfil comportamental infantil não se limita apenas a datas comemorativas, mas também é fundamental para promover um desenvolvimento saudável e pleno das crianças. Além disso, ao compreender, com precisão, o comportamento que demonstram, seus pontos fortes e como desenvolvê-las, é possível criar estratégias educacionais e relacionamentos mais eficazes.
Portanto, para você que quer enriquecer sua jornada e aprofundar seus conhecimentos nessa área, o CIS Assessment oferece o Mini Mega Assessment, uma formação completa e transformadora.
O que é o Mini Mega Assessment
É uma ferramenta de proteção à infância que se fundamenta na percepção, valorização e nutrição da identidade extraordinária das crianças. Além disso, essa abordagem é essencial para formar adultos emocionalmente saudáveis, cuidando das crianças desde agora. Assim, é um amplo espaço de oportunidades para crescer e contribuir.
Objetivos do Mini Mega Assessment (MMA)
A proposta do MMA é ajudar famílias a:
- Reconhecer a tendência comportamental de seus filhos.
- Valorizar as qualidades únicas de cada criança.
- Desenvolver comportamentos e habilidades que a criança ainda não possui, promovendo uma flexibilidade saudável.
Formação de Analistas
Uma formação voltada para quem deseja se capacitar a:
- Orientar famílias e educadores no desenvolvimento da autoestima e no fortalecimento das crenças de identidade, capacidade e merecimento das crianças.
- Identificar as competências mais desenvolvidas na criança e aquelas que necessitam de aprimoramento.
- Ajudar a família a reconhecer e valorizar a identidade única de cada membro.
Atuação do Analista
- Oferecer análise para famílias que desejam compreender melhor seus filhos e a dinâmica familiar.
- Atuar em parceria com escolas, promovendo a integração entre pais e a educação dos filhos.
- Realizar o mapeamento da sala de aula para os professores.
- Comercializar o relatório e a devolutiva do perfil da criança para os pais, além do mapeamento da família e da sala de aula.
Dicas de leitura
Para aprofundar seu entendimento sobre o desenvolvimento infantil e os perfis comportamentais, sugerimos os seguintes títulos para leitura:
1. Decifre e Fortaleça seu Filho
Autores: Paulo Vieira, Sara Braga e Viviane Veiga Távora
2. Educar, amar e dar limites: os princípios para criar filhos vitoriosos.
Autores: Paulo Vieira, Sara Braga
3. As 5 linguagens do amor das crianças
Autores: Gary Chapman e Ross Campbell
Compreender a percepção dos perfis comportamentais das crianças é como ter um mapa para navegar pelo universo infantil. Portanto, ao identificar suas características únicas, podemos oferecer um ambiente mais acolhedor e estimulante, que valorize as qualidades e auxilie no desenvolvimento das habilidades.
Portanto, o Mini Mega Assessment é uma ferramenta poderosa para essa jornada, proporcionando insights valiosos para pais, educadores e analistas que desejam fazer a diferença na vida das crianças.
Além disso, investir em conhecimento e no desenvolvimento pessoal contribui para a construção de um futuro mais promissor para as próximas gerações.
Fale agora com um dos nossos consultores e saiba mais sobre o MMA.